Aadasdas

510 palavras 3 páginas
BOTTICELLI

Acredita-se que a nudez da deusa não representa a paixão carnal, mas sim a paixão espiritual. Na obra, Vênus é apresentada de forma esguia e com traços harmoniosos. Além disso, Botticelli utiliza cores claras e puras, exaltando a pureza da alma e a beleza clássica.
Em sua totalidade, a obra apresenta serenidade e luminosidade, o que pode ser compreendido de duas formas. De certa maneira, aponta para a temática mitológica, levando-se em e consideração a influência das esculturas gregas na composição da Vênus. Por outro lado, a obra apresenta símbolos cristãos como a concha e a água (batismo de Jesus Cristo), além dos anjos, que seriam Zéfiro e Clóris.

Esta pintura representa a deusa Vénus no centro da composição. Esta deusa simbolizava a beleza, a forma visível do bem e o amor como cultura.
Vamos então identificar o resto das personagens representadas: à direita vemos Zéfiro, vento do oeste que se encontra de boca cheia disposto a soprar. Está a tocar numa jovem, a ninfa Clóris que consegue gerar flores fazendo-as sair pela boca e se transforma em Flora, a deusa da Primavera que aparece aqui utilizando um vestido coberto de flores. À esquerda da pintura encontramos Mercúrio reconhecível pelo bastão que levanta com a mão direita. As três jovens que aparecem na pintura ao lado de Vénus e que estão a dançar são as Três Graças (Aglaia, Talia, Eufrónsina), simbolos da sensualidade e da beleza, que acompanham sempre a Deusa.

A representação de uma imagem que lembra um retrato, a natureza em sua volta, o nu, o uso de técnicas de perspectiva, a criação do volume na pintura e a representação de um período medieval em "O Batismo de Cristo" são características fortes do autor dessa obra, o matemático e artista italiano Piero Della Francesca (1416-1492).
Piero fez parte do Quattrocento, nome dado à segunda fase do movimento Renascentista italiano. Ele foi um dos responsáveis pela consolidação das técnicas da perspectivas na pintura e era profundamente

Relacionados