Biotecnologia
Pólo de Xerém - 2014
Professora Carol G.u.e.r.r.a.
1- Defina Ciclo Monoxeno e Heteroxeno.
Monoxenos ou monogenéticos são os parasitas que realizam o seu cicio evolutivo em um único hospedeiro. Exemplos: o Ascaris lumbricoides (lombriga) e o Enterobius vermicularis (oxiúrio).
Heteroxenos ou digenéticos são os parasitas que só completam o seu ciclo evolutivo passando pelo menos em dois hospedeiros. São exemplos o esquistossomo e o tripanossoma.
2- Descreva o ciclo de vida da Entamoeba histolytica citando as formas evolutivas do parasito e a forma de transmissão da amebíase.
1- Há ingestão de cistos de Entamoeba
2 - O cisto desce pelo esôfago e dentro do intestino o cisto sofre degradação(desencistaremento)
3- Geram trofozoítos/
4- Os trofozoítos se reproduzem por cissiparidade/bipartição/ binária
5- Os trofozoítos resultantes da reprodução atravessam a parede do intestino grosso/
6- Caem na corrente sanguínea e acabam atacando outros órgãos, como o fígado e os pulmões/
7- Processo que após a cissiparidade do trofozoíto em (5) passam a se encistar para ser eliminado nas fezes e reiniciar o ciclo na mesma pessoa ou em outras pessoas/
8- Exemplo de ingestão de cistos por via oral, talvez por água contaminada ou alimentos com higienização deficiente
3- Na interação Entamoeba histolytica x célula hospedeira comente o mecanismo de patogenicidade do parasito citando as moléculas envolvidas nesse processo. A patogênese da E. histolytica envolve adesão, lise, fagocitose de células epiteliais e bactérias, invasão tecidual por ação de enzimas e evasão da resposta imune do hospedeiro. A lectina Gal/GalNAc, os amebaporos e as cisteína proteases são as principais moléculas envolvidas nesses processos.
A Entamoeba histolytica apresenta uma elevada capacidade citolítica. Nas formas invasivas, as lesões são consequência de lise celular, necrose dos tecidos e degradação da matriz extracelular. Assim, o principal mecanismo