Projecto de Monografia
Tema: A Administração e Gestão de Grandes Empresas em Moçambique
2014
CAPíTULO I: INTRODUÇÃO
1. Contextualização
As organizações constituem a base de progresso de qualquer País. No caso Moçambicano, as
Organizações ou empresas revelam-se de grande importância porque dinamizam a economia e permitem o crescimento e melhoria da vida de toda a sociedade, através do emprego que estas mesmas organizações oferecem.
Entretanto, para o desenvolvimento e crescimento destas organizações revela-se necessário o emprego de várias ferramentas, com destaque particular para a Administração e Gestão.
Nota: Ferreira (1997), aborda no início de sua obra “gestão ou administração?”, faz um paralelo desta problemática para outras línguas, quer seja a Francesa ou a Inglesa. Assume para o português a mesma postura que ele alega ser ponto comum para os outros idiomas, ou seja, não há uma clara definição entre os termos. Em sua análise, coloca gestão como mais apropriado para acção sobre o bem privado, e administração, o correto sobre o bem público.
A Administração é imprescindivel para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações.
Sem a administração as organizações jamais teriam razões de existir e crescer. É na administração onde se definem estratégias, efetuam-se diagnósticos de situações, dimencionamse recursos, planejam-se aplicações,
resolvem-se problemas,
geram-se inovações
e
competitividade.
Neste trabalho, falarei deste tema indispensável para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações 1.1 Formulação do problema
Esta secção pretende fazer a formulação do problema. Neste contexto a pesquisa pretende responder a seguinte questão: Como é visto e contornado o problema da administração e gestão de grandes empresas, no que diz respeito às reclamações e sugestões dos trabalhadores em relação as condições de trabalho.
Página 1
Curso: Administração e Gestão de Empresas
Cadeira: Métodos