Bioquímico
Fundamentos da Microbiologia na Área de Segurança
Gabriela Cauana Dantas nº 10
Hosana dos Reis nº 14
Leidiane F. Lima nº 20
Ludmila Almeida nº 24
Mateus Antunes Gonçalves nº 29
Yuri dos Santos Nascimento nº 40
2º Módulo de Bioquímica – Noite
Profª Miriam Marcelino
Tatuí – SP
Data de Realização – 13/05/2014
Data de Entrega – 03/06/2014
Introdução
A simples produção de alimentos não é tudo. Se não houver meios adequados para conservá-los e distribuí-los, o problema mundial não irá tão somente persistir, mas será severamente agravado. A conservação de alimentos, mantendo da melhor maneira possível suas condições naturais, tem sido uma preocupação constante dos pesquisadores. Devido à importância da comida para nossa sobrevivência, sua conservação é uma das tecnologias mais antigas usadas pelos seres humanos. Com o aumento da temperatura do alimento para cerca de 66ºC, as enzimas são destruídas. Um alimento estéril não possui bactérias. A menos que sejam esterilizados e fechados, todos os alimentos contêm bactérias. Por exemplo, as bactérias que vivem naturalmente no leite o estragarão em duas ou três horas se ele permanecer em temperatura ambiente. Ao colocar o leite na geladeira, você não elimina as bactérias que já existem, mas as reduz de tal maneira que o leite permanecerá fresco por uma ou duas semanas.
Os seres vivos também se relacionam e cada um possui uma função. Os produtores só conseguem produzir seu próprio alimento e o oxigênio que vai para o ar graças a interação entre a luz solar, o gás carbônico, a água e os sais minerais existentes no solo. Essa interação é uma reação química chamada FOTOSSÍNTESE. Os consumidores são seres vivos que não conseguem produzir o seu próprio alimento para obtê-lo precisa consumir outros seres vivos.
Par completar o ciclo da vida é preciso que alguém produza os sais minerais tão importantes para os produtores. Essa função é de responsabilidade dos