ciclo bioquimico
Instituto Federal de Brasília – IFB Agroecologia 2014
Instituto Federal de Brasília – IFB
Disciplina: Química
Turma: STA1 / 2014
Aluna: Thais Carolina Santos Borges de Carvalho
‘ Em qualquer ciclo biogeoquímico existe a retirada do elemento ou substância de sua fonte, sua utilização por seres vivos e posterior devolução para a sua fonte. ’
Ciclo do Nitrogênio
O nitrogênio é um dos elementos fundamentais na composição dos sistemas vivos, pois é coordenador e controla as atividades metabólicas. 78% da atmosfera são constituídas de nitrogênio porem na forma gasosa (N2) e com isso muitos organismos são incapazes de utiliza-lo, com isso os consumidores conseguem o nitrogênio de forma direta ou indireta através dos produtores. Eles aproveitam o nitrogênio que se encontra na forma de aminoácidos. Produtores introduzem nitrogênio na cadeia alimentar, através do aproveitamento de formas inorgânicas encontradas no meio, principalmente nitratos (NO3) e amônia (NH3+). O ciclo do nitrogênio pode ser dividido em algumas etapas:
Fixação: é a transformação do nitrogênio gasoso em substancias aproveitáveis pelos seres vivos, ex.: amônia e nitrato. Os organismos responsáveis pela fixação são bactérias.
Amonificação: parte da amônia no solo vem da fixação e a outra vem do processo de decomposição das proteínas e outros resíduos nitrogenados. A decomposição ou amonificação é realizada por bactérias e fungos.
Nitrificação: é o processo de conversão da amônia em nitratos.
Desnitrificação: algumas bactérias são desnitrificantes e convertem os nitratos em nitrogênios moleculares, que voltam à atmosfera fechando o ciclo.
Ciclo do Fósforo
O fosforo é importante para os serve vivos, ele faz parte, por exemplo, do material hereditário e das moléculas de ATP. O ciclo do fosforo é mais fácil, pois não existem muitos compostos gasosos e também existe apenas um composto de