Bioquimicos Estudo
Hemoglobina
Pigmento encontrado nas hemácias, responsável pelo transporte de oxigênio. Quando seus ocorre hipocromia, por deficiência de ferro, ocorre posteriormente micrositose, ou seja diminuição no tamanhodo tamanho das hemácias com concentração de hemoglobina.
Plaquetas
Colesterol total
Está relacionado com o risco de doenças cardiovasculares. Tem considerável variabilidade individual.
Desejável <200 mg/dL
HDL
É considerado como colesterol bom, pois está relacionado com fator de risco negativo.
Desejável: <35 mg/dL
LDL
É estimado pela fórmula de Friedwald LDL= colesterol total – HDL-C-TG/5 ou por ensaios diretos. Indica um possível fator de risco para doenças cardiovasculares.
Desejável: <130 mg/dL
TG
A lipase libera glicerol e ácido graxos do TG: o glicerol é medido em ensaios enzimáticos automatizados. Ingestão de álcool pode aumentar os resultados, assim como alguns anticoagulantes.
<160 mg/dL
Glicose
Níveis elevados de glicose são normais em estresse fisiológicos.
≥2 níneis de jejum > 126 mg/dL é diagnóstico; ≥200 seguido pelo nível do jejum >126 é diagnóstico. Nos níveis do jejum entre 110 a 126 indicam tolerância prejudicada à glicose (TGP) ou tolerância a glicose diminuída. Creatinina
É um marcador útil e válido para o estado nutricional energético-proteico. Reflete a soma da ingestão de alimentos ricos em creatina e em creatinina, como por exemplo as carnes, e produção endógena de creatinina menos a excreção urinária e degradação endógena de creatinina. Níveis mais baixos tem relação com aumento na insuficiência renal aguda e crônica, dano muscular, hipertireoidismo, privação alimentar, aumento na massa muscular, acidose diabética, ingestão excessiva de carnes, gigantismo e cromegalia.
Uréia
Reflete quebra proteica endógena ou exógena. Indica o estado de hidratação do paciente, febre, infecção, diabetes, gota crônica, catabolismo proteico