Festival da Mentira em Nova Bréscia
O Festival da Mentira teve inicio em uma brincadeira. No dia 14 de maio de 1982, numa sexta-feira à noite, um grupo de amigos, reunidos na Sociedade Recreativa e Cultural Tiradentes para um jantar onde, após este, o grupo ficou curtindo um divertido bate-papo com muitas risadas, piadas e mentiras, o que é muito comum em uma roda de amigos um “atochar” o outro com uma mentira, GILBERTO LASTE, conhecido como CATRACA, deu a sugestão de realizar um FESTIVAL DA MENTIRA. As pessoas que estavam presentes neste jantar gostaram da idéia e alguns já se dispuseram a ajudar. O Festival ficou marcado para o dia 22 de maio de 1982, apenas oito dias após o encontro que deu origem à idéia. A Sociedade Recreativa e Cultural Tiradentes (SRCT) gostou e aprovou a realização do Festival, e mais tarde patenteou o evento.
Na época o presidente da sociedade era Dalton José Nichel e a comissão organizadora do festival foi composta por: Celto Dalla Vecchia, Ângelo Mezacasa (Colombim), José Querino Dalpian e Gilberto Laste (Catraca).
Apesar do curto espaço de tempo o Festival, foi muito divulgado. No dia 18 de maio de 1982, Gilberto Laste (Catraca), Ângelo Mezacasa (Colombim), na época Vereador, e Celto Dalla Vecchia, foram à capital gaúcha para visitar os meios de comunicação a fim de divulgar o evento. Em todos os locais em que passaram receberam muito apoio o que garantiu o sucesso do Festival.
Mesmo o espaço de tempo entre a idealização e a realização, o primeiro Festival foi grandioso. Inscreveram-se 20 pessoas para contarem suas mentiras, onde o vencedor foi José Calvi da cidade de Encantado, com a mentira “A FAZENDA DO MEU PAI”. Este ocorreu no dia 22 de maio de 1982 às 20 h na SRCT. Compareceram aproximadamente 400 pessoas para prestigiarem o evento. O primeiro colocado além de ganhar o Título de mentiroso recebeu um prêmio em dinheiro no valor de Cr$ 10 mil. A RBS-TV, de Porto Alegre, esteve presente no festival e no domingo, dia