cilos bioquimicos
6 CO2 + 6 H2O + Energia Solar --> C6H12O6 + 6 O2 É importante observar dois pontos: - A fixação do carbono em sua forma orgânica indica que a fotossíntese é a base da vida na Terra. - A energia solar é armazenada como energia química nas moléculas orgânicas da glicose. A energia armazenada nas moléculas orgânicas é liberada no processo inverso ao da fotossíntese: a respiração. Na respiração ocorre a quebra das moléculas, com a conseqüente liberação de energia para realização das atividades vitais dos organismos. A reação de respiração é dada por:
C6H12O6 + 6 O2 --> 6 CO2 + 6 H2O + 640 Kcal/mol de glicose Por meio da fotossíntese e da respiração, o carbono passa de sua fase inorgânica à fase orgânica e volta para a fase inorgânica, completando assim seu ciclo biogeoquímico. Fotossíntese e respiração são processos de reciclagem do carbono e do oxigênio em várias formas químicas em todos os ecossistemas.
É importante observar a existência de uma interação entre o CO2 atmosférico e o aquático. A concentração de CO2 na atmosfera é de 0,032 %, um valor excessivamente baixo para explicar a síntese de aproximadamente 50 a 60 x 10 9 toneladas/ano de carbono no processo de fotossíntese. Além da alta taxa de reciclagem do carbono (menos