Bioquímica-atividade
1)
a) F b) V c) V d) F e) F f) F g) F h) F i) V j) F k) v
2) O sistema tampão do BICARBONATO é o mais importante para a regulação da concentração de H+ no meio extracelular. Consiste em uma solução aquosa cujos componentes são o ácido carbônico (H2CO3) e um sal de bicarbonato, que ocorre no organismo predominantemente sob a forma de bicarbonato de sódio (NaHCO3).
CO2 + H2O < --- > H2CO3 < --- > H+ + HCO3-
Se houver adição de um ácido forte à solução de bicarbonato, o excesso de íons H+ será tamponado pelo HCO3-. Conseqüentemente haverá aumento da formação de H2CO3 , que será convertido a H2O e CO2 – que por sua vez, será eliminado do líquido extracelular pela expiração. Assim, a adição de um ácido ao líquido extracelular não ocasionará grandes alterações no pH sanguíneo graças ao tamponamento pelo sistema bicarbonato.
Se houver adição de uma BASE forte à solução de bicarbonato, o excesso de OH- será tamponado através de sua combinação ao H2CO3, levando à maior formação de HCO3-. O aumento do bicarbonato será corrigido através do aumento da excreção renal deste. Assim, a adição de uma base ao líquido extracelular não ocasionará grandes alterações no pH sanguíneo graças ao tamponamento pelo sistema bicarbonato.
É na célula tubular proximal (predominantemente) do rim que ocorrem dois processos que são fundamentais para a regulação do equilíbrio ácido-base: a Secreção de Hidrogênio e a Reabsorção de Bicarbonato. para cada íon H+ secretado, um HCO3- é absorvido.
A secreção de hidrogênio se dá através do mecanismo de transporte ativo secundário, pela proteína trocadora Na+/H+. Portanto, ocorre um antiporte, em que o sódio vai para o interior da célula enquanto o hidrogênio é secretado ativamente para a luz tubular.
3) A regulação respiratória do pH consiste no controle da concentração de CO2 no sangue mais precisamente, no controle da PCO2.A elevação da concentração de H+ estimula o aumento