Bioquimica de substancias light, diet e normal
Teresina-PI, 17 de outubro de 2012
INTRODUÇÃO
O termo light significa uma alegação (clain) de uma propriedade nutricional que o produto possui no sentido de redução do teor de determinado nutriente ou teor calórico. (Freitas, Suzana Maria de Lemos) Os alimentos com alegação diet na embalagem necessitam de uma redução bastante severa de um determinado nutriente. Esse nutriente pode ser qualquer um, e não somente o açúcar, como muitos pensam. Assim, um alimento com uma redução severa de sódio é indicado para hipertensos e poderá apresentar a alegação diet, assim como existem aqueles com redução severa de gordura, entre outros. Um alimento para ser chamado de diet para açúcares, por exemplo, necessita ser isento ou conter no máximo 0,5% de açúcares em sua composição. (Freitas, Suzana Maria de Lemos) É comum produtos diet serem associados a emagrecimento, mas muitas vezes o valor energético não é menor do que o de produtos convencionais. Pode até ser maior. Em outros casos, o nutriente eliminado (sódio ou proteína, por exemplo) pode não interferir na quantidade de calorias. (Revista Veja) Produtos light só ajudam a perder peso caso haja diminuição significativa no teor de algum nutriente energético. Também é importante ressaltar que o consumo em excesso de um produto que contém menos calorias em relação ao original pode encadear a ingestão de uma quantidade igual ou até maior de calorias, comparada ao consumo moderado de algo não-light. (Revista Veja)
A prática teve como objetivos a identificação de açúcar redutor, proteína, carboidrato, amido, subsãncias light, diet e normal.
METODOLOGIA
1) Identificação de proteínas
Foram colocados em 4 tubos de ensaio 5 ml das substancias sprite normal, leite, gelatina incolor, suco de fruta e adicionou – se 2 ml de biureto, observou-se os resultados. 2) Identificação do amido Colocou – se 2 ml das substancias amido ,