introducao obesidade
Um dos principais problemas que enfrenta a área de Saúde, atualmente, é a obesidade. Segundo estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), calcula-se que cerca de 25% da população mundial é obesa e que destes, 25% morrem por conseqüências diretas ou indiretas da obesidade.
Hoje, a obesidade se tornou um sério problema de Saúde Pública no mundo, superando até mesmo a desnutrição e as doenças infecciosas.
Há explicações interrelacionadas para o crescimento do número de obesos nas últimas décadas: mudanças radical nos hábitos alimentares; de uma alimentação mais natural, passou-se a alimentos super-industrializados, refinados, tais como o arroz, a farinha de trigo, o açúcar, o sal, etc.
E nos últimos 30 anos, acrescentou-se a isto os chamados “Fest Food”: todo tipo de refrigerantes, “hot-dogs”, sanduíches, etc.
Com a mudança dos padrões alimentares, mudaram também os padrões de gasto de energia. O estilo de vida sedentário e as dietas baseadas em alto índice de gordura e elevada densidade energética são apontados como as principais causas do aumento da obesidade, sobretudo se o obeso apresenta alguma predisposição genética ou tendências para engordar rapidamente quando exposto a fatores ambientais desfavoráveis.
Visando o melhor entendimento do que é, e de como se processa esta patologia, de “n” causas que acomete inúmeras pessoas em todo o mundo, este artigo pretende informar e abordar diversos assuntos que de maneira clara possa proporcionar ao leitor informações sobre aspectos científicos de suas principais dúvidas sobre este assunto.
CONCEITO DE OBESIDADE
Conceitualmente, através do termo obesidade se denomina o estado em que determinada pessoa apresenta excesso de tecido gorduroso em relação ao normal. É absolutamente verdadeiro que a obesidade é uma síndrome, determinada por inúmeros fatores. Em outras palavras, “n” causas podem ser responsáveis pelo acúmulo de tecido adiposo.
Podemos dizer que a obesidade existe quando a parcela de