Biomassa
Conceito histórico
A biomassa é uma fonte utilizada bem antes da descoberta do petróleo, o homem utiliza lenha como fonte energética desde o inicio da civilização. Biomassa é um material constituído principalmente de substancias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar , resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
A partir da segunda metade do século 70,houve uma elevação nos custos com energia, devido a crise do petróleo. O que incentivou e acelerou a busca por novas fontes de energia.
Resíduos da Biomassa
Pode-se classificar os resíduos da biomassa em:
Resíduos Sólidos Urbanos; Resíduos Animais; Resíduos Vegetais; Resíduos Industriais; Resíduos Florestais;
Resíduos Sólidos Urbanos
Os resíduos sólidos urbanos podem ser utilizados como combustível por queima direta após a separação dos componentes metálicos e trituração da matéria orgânica. Esta aplicação já é comumente utilizada em países desenvolvidos.
Resíduos Animais
O método mais efetivo para a utilização dos resíduos animais, bem como dos resíduos humanos, é a digestão anaeróbia. Isto se deve principalmente ao alto teor de umidade que varia em média de 60 a 85 %.
Resíduos Vegetais
Os resíduos vegetais, ou agrícolas, são compostos fundamentalmente de celulose e podem ser preparados de forma relativamente fácil para a obtenção de energia devido a pouca umidade e a facilidade de serem pré-processados. Devido a essa facilidade em serem preparados, os resíduos vegetais prestam-se a outros usos, os quais competem com o uso energético. Alguns desses usos são: matéria-prima para obtenção de papel; fertilizante (melhora características físicas do solo e a capacidade de retenção de umidade); aglomerados para compensados; complemento para a ração de animais.
Roteiro de conversão da biomassa em energia
Disponibilidade de biomassa