Metodologia de pesquisas
O preconceito racial no Brasil começou quando os portugueses trouxeram os primeiros negros para servirem de escravos nos engenhos. Depois da abolição da escravatura o preconceito não acabou e ate hoje ele existe. Ate a década de 50, negros eram mortos enforcados em arvores, sem julgamento, sem que os autores do crime fossem punidos. E é esse preconceito racial (entre outros) que existe ate hoje apesar da legislação brasileira condenar esse ato.
Mas o preconceito racial, ou racismo, não acontece só com os negros, muito brancos já sofreram preconceito por serem brancos. Da mesma forma que, infelizmente, existem brancos que desprezam os negros, existem negros que desprezam os brancos. O pior de tudo isso é que alguns brancos que já sofreram preconceito fazem o mesmo com os negros e vice-versa.
Penso que o preconceito racial existe de diversas formas e não existe uma mais branda do que a outra, todas são cruéis e creio que todas elas devem ser severamente punidas, já que qualquer um que se diz um animal racional sabe que o racismo é algo que nos dias de hoje devia ser algo do passado.
Acredito que hoje o racismo acontece como uma forma de alto-afirmação. Alguém que não gosta de sua aparência tenta amenizar o seu problema pondo problemas nos outros, assim essa pessoa sente uma falsa segurança. Ou então, o racismo acontece, por não aceitação das diferenças. A pessoa racista acha que só a aparência dela que é a certa e as outras por serem diferentes são erradas ou feias.
Acredito também que os mais racistas sejam os adolescentes, pois é nessa idade em que a aparência é mais importante e é nessa idade também que estamos nos formando como pessoa e por isso fica mais difícil aceitar as diferenças.
A conclusão que podemos tirar disso tudo é que o preconceito racial existe e não pode ser ignorado,e que a melhor forma de prevenção contra o racismo é ensinando, desde cedo, nas escolas que o preconceito é crime e que se deve aceitar as diferenças. Todo