Engenharia Civil
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
Geara Dias Santos
EXPERIMENTO 01
METÓDO DA ESTUFA
Relatório nº 01 apresentado a disciplina de Mecânica dos Solos I como registro de aula prática no dia 20 de fevereiro de 2014.
Professor: Eng. Ricardo Lacerda
IPATINGA/2014
1 INTRODUÇÃO
O teor de umidade é a relação entre a massa de água presente em um certo volume de solo e a massa das partículas sólidas, no mesmo volume, expressa em porcentagens. O teor de umidade dos solos pode ser determinado através de alguns métodos, entre eles o método de estufa que será apresentado neste relatório. O teor de umidade do solo pode antecipar questões na construção civil tais como: probabilidade de infiltrações por capilaridade, umidade no exterior e interior da construção e etc. Também influencia diretamente na compactação do solo, que é o processo manual ou mecânico que visa reduzir o volume de vazios do solo, melhorando as suas características de resistência, deformabilidade e permeabilidade. Sendo de extrema importância para a construção civil.
2 OBJETIVO
O objetivo deste ensaio é determinar a porcentagem de umidade presente em amostras de solos pelo método de laboratório em estufa.
O teor de umidade (h) é a massa de água (Ma) em uma amostra dividida pela massa seca (Ms) dos sólidos desta mesma amostra.
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Preparação da Amostra
A caracterização de um solo depende da qualidade da amostra e do procedimento dos ensaios. Existem dois tipos de amostras, são elas:
Amostra deformada – Porção de material, que se obtém ao modificar as condições em que se encontra no estado natural. Podem ser retiradas com picareta, pá, enxada, trado e etc. O armazenamento é feito em saco de lona ou plástico resistente devidamente identificado com informações da amostra..