BIOGRAFIA DE LEV VYGOTSKY
Lev SemenovichVygotsky nasceu dia 17 de novembro de 1896 em Orsah, pequena cidade perto de Minsh a capital da Bielo-Rússia, região então denominada pela Rússia. Seus pais eram de uma família judaica culta com boas condições econômicas, o que permitiu a Lev Semenovich Vygotsky uma formação sólida desde criança. Até os 15 anos foi educado em casa por tutores particulares.
Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito. Formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele apoiou. Lecionou literatura, estética e historia da arte e fundou um laboratório de psicologia área que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédia, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos.
Em 1924, casa-se com Roza Smekhova. Tiveram duas filhas. Desde 1920 conviveu com a tuberculose. Apesar de sua formação em Direito, destacou-se á época por suas críticas literárias e análises do significado histórico e psicológico das obras de Artes, trabalhos que posteriormente foram incorporados no livro “Psicologia da Arte” escrito entre 1924 e 1926, incluindo naturalmente a tese de doutorado sobre Psicologia da Arte que defendeu em 1925. O seu interesse pela Psicologia levou-o a uma leitura crítica de toda produção teórica de sua época, nomeadamente as teorias da “Gestalt”, da Psicanálise e o “Behoviorismo”, além das idéias do educador suíço Jean Piaget.
Ao longo de seus textos Lev Semenovich Vygotsky recorre frequentemente a situações extraídas de obras literárias, ele escreveu aproximadamente 200 trabalhos científicos, cujos temas vão desde neuropsicológica até criticas literárias, passando por deficiência, linguagem, psicologia, educação e questões teóricas e metodológicas relativas as ciências humanas.
Entre os seus trabalhos de campo incluem-se visitas as populações