Biomassa
Bárbara Rocha, Henrique Alberton, Luisa de Oliveira
Grupo 05: Biomassa
Projeto em Energia I
Professor: Dr. Sérgio L. Haffner
Turma: U
Porto Alegre, outubro de 2013.
1- O que é biomassa
Biomassa é ainda um termo pouco conhecido fora dos campos da energia e da ecologia, mas já faz parte do cotidiano brasileiro. Pode ser considerado biomassa todo recurso renovável que provém de matéria orgânica - de origem vegetal ou animal - tendo por objetivo principal a produção de energia. Nada mais é do que a matéria orgânica, de origem animal ou vegetal, que pode ser utilizada na produção de energia, além de não ser poluente.Responde por um quarto da energia produzida no Brasil. A biomassa é uma forma indireta de aproveitamento da energia solar absorvida pelas plantas, já que resulta da conversão da luz do sol em energia química. Entre as matérias-primas mais utilizadas estão a cana-de-açúcar, a beterraba e o eucalipto (dos quais se extrai álcool), o lixo orgânico (que dá origem ao biogás), a lenha e o carvão vegetal, além de alguns óleos vegetais (amendoim, soja, dendê).
2- Utilização da biomassa
A biomassa pode ser usada para uma variedade de usos finais: aquecimento, geração de eletricidade ou combustível para transporte. Não emite CO2, já que o gás emitido durante sua transferência para energia utilizável é equilibrado pelo dióxido de carbono absorvido durante o crescimento das plantas.
A biomassa é utilizada pela sociedade há tempos como fonte de energia, tendo como pioneira a queima da lenha. Porém, foi a partir do século XX que teve início o uso da biomassa moderna, começando com o programa do álcool no Brasil e a prática do reflorestamento para produção de madeira. Atualmente, continuam sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas tecnologias de conversão mais eficientes como a gaseificação e a pirólise.
Pode-se dividir a biomassa nas seguintes categorias:
Biomassa Tradicional: