Funçoes quimicas,ph e indicadores
Ácidos e bases estão entre os mais familiares de todos os compostos químicos existentes. Ácido acético no vinagre, cítrico no limão e em outras frutas cítricas, hidróxido de magnésio (leite de magnésia) em antiácidos estomacais e amônia em produtos de limpeza do lar estão entre os ácidos e bases que lidamos com acentuada freqüência no nosso dia-a-dia. Outro ácido extremamente importante é o ácido clorídrico, que está presente no suco gástrico e é essencial no auxílio à digestão dos alimentos
Os ácidos possuem sabor azedo, como o encontrado nas frutas cítricas ricas no ácido de mesmo nome. Já as bases possuem gosto semelhante ao do sabão (sabor adstringente). Mas, felizmente, há modos mais eficazes e seguros de identificar ácidos e bases do que o paladar.A acidez ou basicidade de uma solução está relacionada à sua concentração hidrogeniônica e uma maneira simples de representar esta concentração é através do seu pH. Como observamos na tabela, a escala de pH e alguns exemplos:
Eles também são componentes usuais de refrigerantes, alimentos, remédios , produtos de higiene ou cosméticos. São ainda matérias primas indispensáveis em um vasto universo de aplicações industriais.
Para se medir o pH, usam-se combinações de substâncias indicadoras, que mudam de cor conforme a posição da substância testada na escala acima. Os principais indicadores usados em laboratório são:
Indicador
em solução ácida em solução básica tornassol vermelho azul fenolftaleína incolor vermelho (8, 0 - 10, 0) metilorange vermelho amarelo (3, 1 - 4, 4) vermelho de metila vermelho amarelo (4, 4 - 6, 2)
Os indicadores de pH são compostos quimicos, frequentemente acidos ou bases fracas e apresentam coloracao de acordo como os meios que se encontram. Quando adicionados a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH-. A ligação a estes íons provoca uma alteração da configuração eletrônica destes indicadores e, consequentemente, altera-lhes