Relatório sobre ácidos e bases
Componentes: Ana Laura Pereira Paiva
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária
Coronel Fabriciano – MG
2014
Objetivos
Identificar as funções ácido e base através de indicadores químicos e do pH;
Descobrir algumas propriedades de ácidos e bases;
Identificar a nomenclatura de alguns compostos.
Desenvolvimento
Fundamento teórico
Algumas substâncias químicas com propriedades semelhantes foram agrupadas em funções químicas. As substâncias inorgânicas se dividem em quatro grandes grupos que são conhecidos como as funções da química inorgânica. Ácido e bases nosso objeto de estudo faz parte desse grupo.
Os ácidos são compostos que em água produz o cátion H+, provenientes de sua ionização em água. Em laboratórios eles podem ser identificados através do pH, utilizando-se pHmetro ou papel indicador universal. Numa escala de pH que vai de 0 à 14, valores menores que 7 (sete) indicam uma substância ácida, que também podem ser apontados pelo uso de indicadores químicos que indicam através da mudança de coloração como o azul de bromotimol e a fenolftaleína.
As principais características dos ácidos são: sabor azedo (em geral tóxicos e corrosivos); conduzem eletricidade em solução aquosa (em água); mudam a cor de certas substâncias (indicadores ácido-base); reagem com base formando sal e água.
As bases é toda substância que em água produz o ânion OH- (hidroxila). Quando uma base entra em contato com água, ela se dissocia e libera OH-. São identificadas em laboratório através do pH, (valores superiores à sete), e por mudança de coloração dos indicadores químicos.
As principais características das bases são: sabor adstringente conduzem eletricidade em solução aquosa (em água); mudam a cor de certas substâncias, os chamados indicadores ácido-base; reagem com ácidos