Relat Rio Aula 7
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
DISCIPLINA DE QUIMICA
Prof. Marcelo Mario Amendolara
Acadêmicos:
Jeison H. P. Beerbaum
Welleton I. de Lima.
Luiz H. H. Loffi
Gustavo Moraes Chaves
Vanderlei Wilbert
Mathias Melo
Ácidos e bases
1. Introdução:
São duas funções químicas consideradas opostas, já que suas características são totalmente inversas. Um exemplo disso é que os alimentos ácidos são azedos, como o limão, e os alimentos básicos adstringentes (amarram a boca), como uma banana verde.
2. Objetivo:
Como os ácidos e as bases são funções totalmente diferentes, nossa prática teve por objetivo identificar e diferenciar um do outro, levando em consideração as características dos dois.
3. Pesquisas e definições:
3.1. Ácidos:
É toda substancia que pode liberar íons H+ quando forem diluídas em água (solução aquosa). A maioria das substancias acidas tem no início da sua formula a letra H, com exceção do H2O (água pura).
Ex:
HCl: Ácido clorídrico
HNO3 = ácido nítrico
H2SO4 = ácido sulfúrico
Pelo fato de conseguir libera íons, os ácidos conduzem eletricidade. Existem dois tipos de ácidos, os ácidos fortes e os ácidos fracos.
Os ácidos fortes são aqueles que liberam o máximo de íons H+ e não os absorve novamente. Exemplos destes são o HCl e o H2SO4, este último está presente nas chuvas ácidas, que causam a corrosão de monumentos e prédios nos centros urbanos.
Já os ácidos fracos, que ao contrário dos ácidos fortes, liberam poucos íons, e também recebem a mesma quantidade que libera, ficando assim equilibrados.
3.2. Bases:
São substancias que liberam exclusivamente o ânion OH– em soluções aquosas. Possuem baixas concentrações íons H+. Possuem como característica, sabor adstringente (ou popularmente, cica) e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros.
3.3. Diferenças entre ácidos e bases.
Os ácidos possuem pH menor que 7, enquanto as bases possuem pH maior que 7, conforme tabela