biomassa
2013
SuMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Metodologia 4
2 Impacto Ambiental gerado por uma Usina Hidrelétrica 5
3 cogeração de enegia e biomassa 6
3.1 A face Contemporânea da Bioeletricidade 12
4 Conclusão 13 referÊncias 14
1 INTRODUÇÃO
A conscientização dos impactos ambientais devido ao grande consumo de energia no mundo, faz que se atenda a demanda energética de forma mais harmoniosa, planejada e coerente com o desenvolvimento social, respeitando e preservando o meio ambiente. A produção de energia está no patamar das ameaças à sociedade e ao meio ambiente, pois, a emissão de gases e resíduos na natureza, acentua os danos como efeito estufa, poluição dos rios e transformações climáticas. Evidencia-se o fundamental papel a ser desempenhado pela utilização racional dos recursos naturais, bem como pela inserção de métodos eficientes e eficazes de energia.
Com a implantação de novos projetos e medidas que podem ser utilizados como fonte de energia, pode-se reduzir os impactos ambientais, pois se tem menos desperdício, reutilização de energia renovável, uso e incentivo de novas tecnologias, além da racionalidade econômica e sócioambiental, podem estabelecer um novo rumo no setor energético e desenvolvimento sustentável.
A busca por alternativas renováveis e menos poluentes tende a conferir um importante papel para a agricultura, seja pela produção de matérias-primas ou pelo aproveitamento de resíduos de natureza energética.
Com a atual necessidade de ampliar a geração nacional de energia elétrica, devido à tendência de aumento do seu consumo, unidos à diminuição dos níveis dos reservatórios do parque hidrelétrico, fazem com que as usinas de cana-de-açúcar e destilarias se evidenciem, criando um meio que possa ser fonte de sustentabilidade: a biomassa.
As mudanças são gradativas e contínuas