ANALISE SWOT
SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é uma importante ferramenta que é utilizada para planejamento estratégico que consiste em reunir dados que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.
A Análise SWOT é utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico. Com à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de segmento. Exemplo simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa HUMANIS ASSESSORIA EMPRESARIAL E CONTABIL, fundada em 29/11/2009, possuí uma titular responsável e uma estagiária.
FATORES POSITIVO
FATORES NEGATIVO
FATORES
INTERNOS
FORÇAS
Auto Estima
Boa localidade
Bons Clientes
FRAQUEZAS
Falta de Marketing
Falta de mão-de-obra
FATORES
EXTERNOS
Indicação de novos clientes
OPORTUNIDADES
Concorrência desleal como valor de honorários
AMEAÇAS
As informações acima, foram analisadas no cenário atual da referida empresa:
Strengths (forças) - vantagens internas da empresa em relação aos concorrentes, Auto Estima; Boa localidade; Bons Clientes.
Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Falta de Marketing, falta de mão-de-obra.
Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Indicações de novos clientes.
Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Concorrência desleal por parte de alguns colegas de profissão, visto que a categoria não possui tabela de honorários
Após a análise interna e externa do ambiente, pude