biomas
Química Ambiental
Poluição e resíduos sólidos
ITABIRITO/MG
2014
WALTERLI DE ASSIS DÓRIA
Química Ambiental
Poluição e resíduos sólidos
Trabalho de Química apresentado à Universidade
Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Poluição e resíduos sólidos, Química ambiental, Recursos hídricos, Ética, Política e sociedade.
Orientadores: Rosimeire Suzuki, Jeânedy Pazinato, Kenia Zanetti, Thiago Augusto Domingos, Wilson Sanches, Tiago Garbim.
Itabirito/mg
2014
1. INTRODUÇÃO
A água é um dos mais essenciais recursos naturais para os seres vivos. Além de ser vital para a manutenção da vida, o domínio da água permitiu que o homem aprendesse a plantar, criar animais para seu sustento, a gerar energia, etc. Uma evidência da importância da água é o fato de que o homem sempre procurou morar perto de rios e regiões de lagos.
O planeta Terra é composto por 75% de água, aproximadamente. Entretanto, se levarmos em conta a água doce, aquela utilizada pelo homem em suas necessidades, somente 1% está efetivamente disponível para o consumo.
Poluição da água é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a atividade humana. O resultado da contaminação traduz-se como água poluída.
Este tipo de poluição é gerado, usualmente, em zonas industriais. Com o avanço da tecnologia e da indústria, o número de fábricas também aumenta. Muitas dessas trabalham com produtos químicos e nocivos, que depois de utilizados são despejados pois não permitem uma nova reutilização. O que há de errado é o facto de rios e lagos servirem como local de depósito para esses mesmos químicos.
A principal fonte de poluição