turismo
1. Reservas
1.1. Conceitos básicos
Porque todo o negócio de um hotel está apoiado na venda efectiva dos seus quartos, na procura de um lucro real e na forma como as reservas são aceites, começamos o estudo pelo departamento de reservas, pois na realidade, é aqui, que toda a operação começa.
Se os quartos de um hotel não forem bem vendidos, se as informações relativas ao cliente e aos seus desejos não tiverem sido bem registados, todos os esforços posteriores para proporcionar ao cliente uma boa e perdurável imagem da sua estadia terão sido perdidos.
A reserva é definida como um pedido adiantado de venda de um quarto para uma data futura. A reserva é ainda uma função importante do Front Office (FO) porque é o primeiro contacto do cliente com o Hotel, e é também o primeiro passo de um processo continuo que passa para além da reserva, isto é, pelo check-in, pela estadia do cliente e da contabilização das suas despesas, pelo check-out e só terminando o hotel recebeu o valor correspondente a todas as despesas efectuadas.
O departamento de reservas tem em vista servir quatro grandes objectivos:
1. Vender quartos e portanto ter um quarto para cada reserva aceite
2. Manter o Inventário actualizado e detalhado dos quartos e da sua ocupação
3. Conseguir ter diariamente uma ocupação de 100%
4. Conseguir obter o melhor Revpar, isto é, o melhor preço médio em relação ao total de quartos do Hotel
Pode-se assim definir as Reservas como o departamento que faz o controlo eficiente e rentável do fluxo de entradas e saídas dos hóspedes, auxiliando no planeamento antecipado das ocupações e assegurando a disponibilidade dos quartos à chegada do cliente.
1.2. Tipos de quartos, tarifas e descontos
Tipos de quartos:
Single/Individual – quartos com uma cama para uma pessoa
Double/Duplo - quarto com acama de casal
Twin – duas camas de solteiro idênticas que estão disponíveis num