Biomas
Ouvimos a palavra biomas sem saber ao certo seu significado. Então este trabalho tem como objetivo além de dar o significado próprio da palavra, ampliar mais os conhecimentos.
Pois sabemos que nos dias de hoje entender sobre o Planeta que vivemos deixou de ser opção e passou ser uma obrigação. Isto por conta do número elevado de desmatamento, poluição e extinção de espécies que vem se agravando cada vez mais.
Então, entender como funciona cada bioma, compreender o espaço que ocupamos no mundo, é fundamental.
Espero que este trabalho seja esclarecedor. Pois, de uma forma completa, no entanto resumida, apresentei os principais conceitos de biomas.
BIOMAS
Bioma é conceituado no mapa como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.
Não existe consenso sobre quantos biomas existem no mundo. Mas, em geral, são citados 11 tipos de biomas diferentes que costumam variar de acordo com a faixa climática. Por exemplo, o bioma de floresta tropical no Brasil é semelhante a um bioma de floresta tropical na África devido a ambos os locais se situarem na mesma faixa climática. Isso significa que as fito fisionomia, o clima, o solo e a altitude dos dois locais são semelhantes, muito embora possam existir espécies em um local que não existem no outro.
Os biomas são: florestas tropicais úmidas, tundras, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, bioma mediterrâneo, prados tropicais ou savanas, florestas temperadas de coníferas, desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secas e desertos frios. Existem ainda, os sistemas mistos que combinam características de dois ou mais biomas.
Os biomas podem, ainda, ser divididos em biomas aquáticos do qual fazem parte a plataforma continental, recifes de coral, zonas