Mandrilagem
Esse circuito tem os transistores se realimentando de tal modo que nenhum deles alcança um estado estável permanente de condução ou não condução. Assim, ao ser alimentado, o circuito muda constantemente de estado, com os transistores conduzindo alternadamente, o que faz com que os LEDs pisquem.
Conforme sabemos, a velocidade com que os transistores mudam de estado depende dos valores de R e de C no circuito da figura 1. Escolhendo apropriadamente os valores de R e de C, podemos elaborar um pisca-pisca alternado, em que dois LEDs piscam alternadamente.
As aplicações práticas para este simples circuito são muitas, como enfeites, alarme psicológico, animação para robôs, brinquedos e muito mais. O circuito analisado funciona com 4 pilhas comuns e tem um consumo muito baixo.
Como Funciona
No nosso circuito, a freqüência do multivibrador depende de C1/R1 e de C2/R2, os quais podem ser alterados numa ampla faixa de valores. A alimentação vem de pilhas comuns e os LEDs possuem resistores limitadores de corrente, podendo ser vermelhos comuns ou de outra cor.
Nessa montagem, a posição de componentes polarizados como os LEDs, transistores e capacitores eletrolíticos deve ser observada. Quanto maiores forem os capacitores, mais lentamente o circuito vai piscar. Assim, o leitor pode alterar esses componentes numa boa faixa de valores.
Se quiser alterar a velocidade das piscadas, mude os valores de R2 e R3 ou ainda de C1e C2.
Observe que é possível fazer com que as piscadas sejam assimétricas, ou seja, um LED fique aceso mais tempo que o outro. Para isso basta usar capacitores de valores diferentes.
Prova e Uso
Basta ligar a alimentação do circuito (colocando as pilhas no suporte) para que os LEDs comecem a piscar imediatamente. Se isso não acontecer, confira a montagem, com especial atenção aos componentes polarizados. Comprovado o funcionamento, é só usar o aparelho, instalando-o da forma que bem entender.
Lista de Material