Biomas
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Biomas
Equipe: KCALS
Kleber Maciel
Carlos Eduardo
Alana Freire
Liliane Xavier
Susana Dória
Salvador
2011
Biomas
Introdução:
A origem da palavra bioma (bio=vida e oma=grupo ou massa), foi utilizada pela primeira vez por Clementes, um ecologista norte-americano em 1906, onde segundo ele bioma seria, “comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação, comunidade biótica”.
Como existe variação da definição de bioma de um autor para outro, podemos considerar bioma como uma região que possui suas próprias características climáticas que a distinguem das demais regiões, e que possui um sistema biológico e ecológico homogêneo (similar), que se inter-relaciona com as características que as identificam.
Para entender a distribuição dos biomas no mundo é importante levar em consideração os fatores (solo, clima e vegetação), pois estes se interagem, um afetando e modificando o outro. Sendo que o clima é o fator que mais distingue um bioma de outro, temos em media 11 biomas distintos, sendo estes florestas tropicais úmidas, tundras, desertos árticos, florestas pluviais, florestas tropicais secas, florestas subtropicais ou temperadas, savanas, coníferas, desertos quentes, prados temperados e desertos frios.
Os biomas são subdivididos em biomas aquáticos, no qual 75% do nosso planeta pertence a esse bioma e os terrestres que são constituídos por 3 grupos de seres, os produtores (vegetais), os consumidores (animais) e os decompositores (fungos e bactérias).
Principais diferenças:
ECOSSISTEMA TERRESTRE
ECOSSISTEMA AQUÁTICO
Água é um fator limitante.
Luz é um fator limitante.
Possui uma maior variação de temperatura.
Uma temperatura mais constante devido al alto calor especifico da água.
Requer esqueletos mais resistentes dos seus habitantes.
Requer esqueletos menos rígidos, pois o