Biomas
CAMPUS: SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SP
TRABALHO DE BIOLOGIA PANTANAL DO MATO GROSSO
Professor: Lincoln Amaral
Alunos realizadores
- Rodrigo Costa Fernandes
-Leonardo Fortes de Melo
“São João da Boa Vista – SP, 13 nov. 2011
Sumario Sumario 2 1. Introdução 3 2. Pantanal do Mato Grosso 4 2.1. Mapa de Biomas é resultado da parceria entre IBGE e MMA, iniciada em 2003 4 3. Fauna 5 4. Vegetação 6 5. Solo 7 6. Relevo 8 7. Água 8 8. Clima 9 9. BIBLIOGRAFIA 10
* 1. Introdução
Este bioma trás como aparecia uma região pantanosa, repleta de brejos. Mais não é sempre assim, certo que esta região se destaca por ser uma região de terrenos alagados são muito comuns no pantanal. Mas lá não existem somente brejos e pântanos. O pantanal ocupa a parte sul do estado do Mato Grosso e o noroeste do Mato Grosso do Sul. Essas são as regiões brasileiras do bioma, que somam cerca de 137 mil km2. Além da fronteira, ele continua pelo norte do Paraguai e o leste da Bolívia.
Localizado próximo à Amazônia e ao cerrado, o pantanal guarda espécies de fauna e de flora desses outros dois biomas, além de apresentar espécies endêmicas, ou seja, que só podem ser encontradas naquela área geográfica, nativas da região. O Pantanal Mato-Grossense abriga uma grande variedade de pastagens nativas, sendo que numa área de poucos hectares podem ser observados vários tipos de pastagens. A pesquisadora explica ser necessário avaliar o cenário considerando suas especificidades.
O capim mimoso, por exemplo, é tido como chave no manejo das áreas arenosas da sub-região da Nhecolândia, com exceção de anos extremamente secos. Já a grama-do-cerrado, espécie de extrema importância para o Pantanal, tem como característica principal a resistência à seca e a solos pobres, sendo base da alimentação dos bovinos nas partes mais altas dessa sub-região.
Segundo ela, é preciso adotar formas de manejo