Bioma
1.1-TUNDRA
Entre todos os biomas, a Tundra é o que apresenta as menores temperaturas, sendo encontrado em regiões frias como o Norte do Alasca e do Canadá
O curto período de degelo e as baixíssimas temperaturas impedem as plantas de crescer em altura, resultando em uma vegetação de baixa estatura, composta predominantemente por liquens, musgos, ervas e arbustos.
Existem apenas duas estações: inverno e verão. No inverno, as temperaturas variam entre -28ºC e -34ºC, com fortes ventos gelados e baixa precipitação, no entanto, o bioma apresenta sempre um aspecto úmido, causado pela evaporação lenta e pela fraca drenagem do solo, constituído por terra, gelo e rochas. Já no verão, as temperaturas podem chegar até 10ºC, durante essa estação ocorre grande parte do desenvolvimento vegetal.
Devido ao frio ser muito intenso, é pouco o número de animais que vivem permanentemente nas Tundras, se restringindo a espécies que desenvolveram suas próprias adaptações ao clima, como ursos polares, lobos árticos, etc. A maioria dos animais utiliza a Tundra apenas no verão, migrando para regiões mais quentes no período do inverno. Espécies de répteis e anfíbios praticamente não existem no bioma.
1.2-FLORESTA DECIDUA TEMPERADA
São florestas da zona temperada onde as árvores perdem suas folhas durante o Outono para suportar o frio do Inverno. Esses biomas são característicos de locais que apresentam as quatro estações bem nítidas, esse fenômeno permite uma maior adaptação das espécies.
As florestas temperadas decíduas exibem elevada diversidade de espécies, com vegetação predominantemente arbórea (carvalhos, bordos, faias, nogueiras, etc.), e uma fauna rica, constituída por mamíferos diversos (ursos, veados, esquilos, lobos, raposas, lebres), répteis, anfíbios, inúmeros aves, insetos, etc.
As folhas de suas árvores caem, razão pela qual são chamadas florestas decíduas ou caducifoliada. A queda das folhas está associada a uma adaptação das plantas na