“Neste mesmo verão”: análise da estratégia de atenas em mégara e delium
2404 palavras
10 páginas
GEOPOLÍTICA E GEOESTRATÉGIA CURSO DE CIÊNCIA POLÍTICA
2o Ensaio, Tema 3: “Neste mesmo Verão”: Análise da estratégia de Atenas em Mégara e Delium por Duarte Harris Cruz - Aluno #134706508 (1.494 palavras) Introdução
No presente trabalho analisarei a estratégia de Atenas em Mégara e Delium em 424 a.C. Começarei por explorar as razões que levaram esta cidade-estado a escolher aqueles pontos como locais de interesse estratégico e estudar as estratégias escolhidas para o cumprimento dos objectivos.
Por fim, concluirei que embora a estratégia de Atenas tivesse os seus méritos, a excessiva confiança por parte dos estrategas da Polis, a falta de informação geográfica e dos movimentos de forças adversárias, bem como falhas de comunicação e coordenação levaram a que a estratégia em Mégara e Delium no ano de 424 a.C. falhasse.
Abstracto
Escolhi este tema devido ao meu interesse em estratégia. Quando inicialmente abordei o tema, não considerei analisar a estratégia de Atenas como um todo, mas sim, a estratégia militar utilizada nas batalhas de Mégara e Delium. No entanto apercebi-me enquanto analisava as batalhas, que desconhecia as causas que levavam Atenas a trava-las e que não há no tema proposto nenhuma indicação que deva fazer a análise de estratégia militar. Por outro lado, em Mégara nem sequer chegou a haver uma batalha propriamente dita, tendo as operações bélicas de Atenas ficado por pequenos confrontos nas muralhas da cidade, um breve ataque-surpresa da cavalaria Beócia e um curto cerco a Niseia.
Desta forma e por estas razões, decidi trabalhar a estratégia de Atenas do ponto de vista do plano de acções, e não numa perspectiva de estratégia militar.
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA
2º SEMESTRE 2010/2011 - 24 DE MARÇO DE 2011
GEOPOLÍTICA E GEOESTRATÉGIA
CURSO DE CIÊNCIA POLÍTICA
Porque quis então Atenas controlar Mégara e Delium? Em ambos os casos, o interesse de Atenas estaria relacionado com a posição geográfica dessas