Artigos
Proteção individual e Coletiva.
RESUMO: O ramo de atividades que mais emprega pessoas no Brasil é a indústria da construção civil o tema: O USO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: Proteção individual e Coletiva traz como objetivo a pensar e conscientizar sobre a importância dos equipamentos de segurança na construção civil para a proteção e integridade física dos trabalhadores, para protegê-los de riscos de acidentes de trabalho e danos a saúde, muitos desses acidentes que acontecem na construção civil são fatais, por terem poucas informações e falta de treinamento e equipamentos adequados aos operários. Nesse artigo vamos conhecer os principais equipamentos de proteção Individual e Coletiva na construção Civil e sua devida importância.
PALAVRA S – CHAVE: Segurança – Equipamentos- Construção Civil.
INTRODUÇÃO:
Apesar da grande quantidade de leis que regulam o trabalho no Brasil, o interesse e o conhecimento do trabalhador comum sobre o assunto ainda é reduzido, ficando os acidentes de trabalho reduzidos a ponto de vista social. Em dezembro de 1994, o ministério do trabalho tornou obrigatório a todos os empregadores que admitem trabalhadores como empregados, a implantação de algumas Normas Regulamentadoras, as quais, em linhas gerais, têm como objetivo a promoção e prevenção da saúde do trabalhador. A regulamentação de prevenção de acidentes no Brasil está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Os detalhamentos dos requisitos de prevenção estão estipulados nas Normas Regulamentadoras – NRs, e constituem a espinha dorsal da legislação de Segurança do Trabalho e saúde ocupacional no Brasil.
DESENVOLVIMENTO:
As disposições contidas nas Normas Regulamentadoras –NRs- aplicam-se, no que couber aos trabalhadores avulsos, às entidades ou empresas que lhe tornem o serviço aos sindicatos representativos das respectivas categorias profissionais, a observâncias das normas, não