Biografia
Biografia, obras principais, frases, idéias defendidas, pensamentos E os filósofos iluminista.
Rousseau: Um dos grandes filósofos do Iluminismo. Um pensador angustiado. Teórico suíço.
Introdução:
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Foi um importante filósofo E teórico político suíço. Foi um dos precursores do movimento iluminista na França.
Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) E morreu em 2 de julho de 1778 (66 anos) em Ermenoville (França).
Rousseau veio de família pobre. Foi educado por pastor protestante E Exerceu vários ofícios, Tipo: foi gravador E professor de música. Nesse ramo, chegou a escrever duas óperas.
Rousseau não conheceu a mãe, pois ela morreu no momento do parto. Foi criado pelo pai, um relojoeiro, até os 10 anos de idade.
Em 1722, outra tragédia familiar acontece na vida de Rousseau, a morte do pai. Na adolescência foi estudar numa rígida escola religiosa. Nesta época estudou muito E desenvolveu grande interesse pela leitura E música.
No final da adolescência foi morar em Paris E, na fase adulta, começou a ter contatos com a elite intelectual da cidade, onde cultivou contatos com filósofos como: Diderot. Por quem foi convidado para escrever alguns verbetes para a Enciclopédia.
Nesses contatos, amadureceu suas idéias que seriam publicadas em seus livros. Publicou o livro "Discurso Sobre as Ciências E as Artes" (1749), no qual lhe proporcionou uma medalha de ouro como prêmio. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas idéias influenciaram a Revolução Francesa (1789). No ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais E religiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convite do filósofo David Hume.
De volta à França, Rousseau casou-se com Thérèse Levasseur, no ano de 1767.
Com quem teve 5 filhos. Rousseau passou a vida