biografia henri wallon
QUEM FOI
Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris,França,em 1879,filho de Paul Alexandre Joseph e neto de Henri Alexandre Wallon.Tornou-se bem conhecido por seu trabalho cientifico sobre Psicologia de desenvolvimento,devotado principalmente à infância,em que assume uma postura notadamente interacionista,e por sua atuação política e posicionamento marxista.Por sua formação,ocupou os postos mais altos no mundo universitário Francês,em que liderou uma intensa atividade de pesquisa,foi um estudioso que se dedicou ao entendimento do psiquismo humano,seus mecanismos e relações mútuas,a partir de uma perspectiva integral,atribuindo igual importância aos processos biopsicossociais do desenvolvimento humano e destacando-se por dedicar-se ao estudo da afetividade.
Graduou-se em medicina e psicologia. Fez também filosofia. Atuou como médico ma primeira guerra mundial (1914-1918), ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos. Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Quatro anos mais tarde, tornou-se professor da universidade Sorbonne e vice-presidente do grupo Frances de educação nova-instituição que ajudou a revolucionar o sistema de ensino daquele país e da qual foi presidente de 1946 até morrer, também em Paris, em 1962. Ao longo de toda a vida, dedicou-se a conhecer infância e os caminhos da inteligência nas crianças.
PESQUISAS
A obra de Henri Wallon é perpassada pela idéia de que o processo de aprendizagem é dialético: não é adequado postular verdades absolutas, mas, sim, revitalizar direções e possibilidades.
Uma das consequências desta postura é a critica às concepções reducionistas: Wallon propõe o estudo da pessoa completa, tanto em relação a seu caráter cognitivo quanto ao caráter afetivo e motor. Para Wallon,a cognição é importante,mas não mais importante que a afetividade ou a motricidade.
IDEIAS
Wallon:conjunto de propostas equivalentes à nossa Lei de Diretrizes e Bases.Nele,por exemplo,está