Exercicios Auditoria
36. Para determinar a quantidade de contratos que terão seus cálculos revisados, em um procedimento de auditoria, o auditor utiliza a seguinte fórmula:
Onde::
n = tamanho da amostra aleatória simples a ser selecionada da população
Z = abscissa da distribuição normal padrão, fixado um nível de (1 – _)% de confiança para construção do intervalo de confiança para a média
ᵟ_ = desvio padrão da população
N = tamanho da população d = erro amostral admitido
Em relação à quantidade de contratos a serem selecionados para revisão de cálculos, mantidos constantes os valores dos demais componentes da fórmula, é CORRETO afirmar que:
a) quanto maior for o desvio padrão da população e maior for o tamanho da população, menor será a amostra de contratos.
b) quanto maior for o desvio padrão da população, maior será a amostra de contratos. c) quanto maior for o erro amostral admitido e menor for o desvio padrão da população, maior será a amostra de contratos.
d) quanto menor for o erro amostral admitido, menor será a amostra de contratos.
37. Ao examinar as demonstrações contábeis do ano de 2012 da Companhia “A”, os auditores verificaram que não foram observadas as determinações e orientações das seguintes normas:
_ NBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos;
_ NBC TG 06 – Operações de Arrendamento Mercantil;
_ NBC TG 16 – Estoques; e
_ NBC TG 30 – Receitas.
Ao obterem evidência de auditoria apropriada e suficiente, concluíram que as distorções, quando consideradas em conjunto, são relevantes e generalizadas.
Assinale a opção que apresenta o parágrafo de opinião apropriado para a situação descrita.
a) Em nossa opinião, devido à importância do assunto discutido no parágrafo Base para Opinião Adversa, as demonstrações contábeis não apresentam, adequadamente, a posição patrimonial e financeira da Companhia “A”, em 31 de dezembro de 2012, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para