Biografia gaudi
Antoni Gaudi nasceu em 25 de julho de 1852 em Reus, Catalunha, Espanha. Gaudi nasceu em uma localidade costeira de Catalunha. De origens humildes, mostrou desde cedo interesse pela arquitetura, tendo ido estudar em 1869 em Barcelona. Entre 1869 e 1873 fez cursos preparatórios no Instituto e na Faculdade de Ciência, já que só em 1871 foi estabelecida em Barcelona a Escola Provincial de Arquitetura.
Para ajudar seu pai no pagamento dos seus próprios estudos, Gaudi procurou trabalhos entre os arquitetos durante os anos de sua formação. A fontseré Doménech, o primeiro arquiteto municipal e seus filhos José e Eduardo ambos mestre de obras permitiu-lhe iniciar o contato com alguns profissionais. Trabalhou para Fontseré nos projetos do parque da Ciudadela e Mercado Del Borne. Antoni formou-se em 4 de janeiro de 1878, recebendo o titulo de arquiteto.
Depois de diversos projetos menores recebeu a encomenda de projetar uma vitrine para a loja de Esteban Comella. A vitrine de bronze, madeira e vidro foi exposta no pavilhão espanhol da exposição universal de Paris em 1878. A obra fascinou a Don Eusebio Guell Bacigalupi, com o qual iniciou uma relação profissional e de amizade que durou anos, ate a morte de Guell em 1918.
A produção arquitetônica de Guell é em grande parte dedicada a Guell em sua Villa de Les Corts, seu palácio, sua colônia operaria e seu parque, trabalhos que fez simultaneamente com a Sagrada Familia, sua obra prima.
Antoni Gaudi foi dedicado também a outros clientes importantes como o banqueiro Manuel Vicens, Pedro Mila Camps, Don José Batló Casanovas que encomendou a reforma da casa de passeio de Gracia, os filhos de Pedro M. Calvet com a casa da rua Caspe, as religiosas teresianas, o bispo de Astorga e dona Maria Saquês, proprietária de Bellsguard.
Seus primeiros trabalhos possuem influencia da Arquitetura Gotica e da arquitetura catalã tradicional. Nos primeiros anos de sua carreira, foi fortemente influenciado pelo arquiteto