Antonio Gaudi
Beatificação
Biografia
Curiosidades
Estilos
Conclusão
Obras
Bibliografia
Introdução
Esse trabalho aborda a vida de um famoso arquiteto catalão, Antoni Gaudí, que pode ser considerado o maior expoente do modernismo da Espanha.
O arquiteto construiu uma Barcelona moderna, transferindo sua personalidade e seu estilo para o esplendor da cidade. Desenvolveu um novo tipo de arte, uma mistura entre a estrutura e a ornamentação, além de unir o estilo gótico e Art Nouveau com o seu gosto árabe.
Sem dar origem a comparações com qualquer outro arquiteto de sua geração, é o autor de algumas obras muito especiais que lhe deu fama mundial. Além disso, foi admirado e polêmico em sua vida pela ousadia e originalidade de suas inovações, que agora tem uma reputação indiscutível, tanto entre os especialistas quanto no público em geral.
Biografia
Antoni Gaudí nasceu em Réus, Catalunha, em 25 de junho de 1852. De origens humildes, viveu com seu pai e sua sobrinha, nunca tendo casado. Mostrou desde cedo seu interesse pela arquitetura, assim depois de concluir seu bacharelado na sua cidade natal, mudou-se para Barcelona para estudar em 1869, até então o centro político e intelectual da
Catalunha, sendo também a cidade mais moderna da Espanha. Só acabou o curso oito anos mais tarde, tendo os estudos interrompidos pelo serviço militar e outras atividades intermitentes Depois de ter influência de inúmeras fontes artísticas como o neogótico, o modernismo e até mesmo movimentos orientais, no inicio do século XX, Gaudí conseguiu criar um estilo pessoal, baseado na observação da natureza, destacada em sua obra e em formas geométricas.
Grande parte de suas criações são marcadas pelas suas grandes paixões na vida: arquitetura, natureza e religião. Gaudí prestava atenção aos mínimos detalhes de cada uma das suas obras, incorporando nelas uma
série
de
ofícios
que
dominava: cerâmica, vitral, ferro forjado e