Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Antonio Gaudí, Pop Art.

462 palavras 2 páginas
Tarsila do Amaral Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro. Tarsila foi uma modernista: pintou o Brasil, desrespeitou normas clássicas da pintura tradicional e encheu suas telas de cores, muitas cores. Tarsila conseguiu traduzir em cores vibrantes todas as sombras de um país. Tarsila do Amaral foi a representante do movimento Pau-Brasil que, subdividido nas fases construtivo, exótico e metafísico/onírico, representa o cúmulo da brasilidade, traduzida não somente em seus temas humanos e nacionais, como também nas cores vivas até então rejeitadas por uma academia retrógrada e passadista. Seus tons, de intensidade e força absurdas, são reminiscências de infância da pintora nascida em Capivari, interior de São Paulo. Desde então, Tarsila adota de forma quase que rebelde e contestadora cada colorido excessivo para, assim, melhor representar um país.

Candido Portinari Cândido Portinari foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Durante sua trajetória, ele estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro, visitou muitos países tambem, entre eles, a Espanha, a França e a Itália, onde terminou seus estudos. No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova York por sua obra "Café”. “Dentre suas obras, destacam-se: ”A Primeira Missa no Brasil”, “São Francisco de Assis” e Tiradentes”. Seus retratos mais famosos são: seu autorretrato, o retrato de sua mãe e o do famoso escritor brasileiro Mário de Andrade. A morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em certas tintas.

Antônio Gaudí Arquiteto, urbanista, escultor e pintor espanhol, nascido em 1852, em Reus, e falecido em 1926, em Barcelona. As suas realizações insólitas revelam uma personalidade fora do comum provocando a admiração de muitose gerando continuadas

Relacionados

  • ESTETICA
    18932 palavras | 76 páginas
  • Arte
    14330 palavras | 58 páginas