Ead e Tecnologias
A Educação a distância é de fundamental importância para a democratização da Educação no Brasil, pois disponibiliza conhecimento para pessoas que moram em regiões onde não há oferta de cursos ou tem cursos que não são atraentes para os alunos dessa região. Uma sociedade que está em constante evolução, principalmente a tecnológica, tem que procurar novas formas de contribuir com a evolução do processo educacional e isso passa por essa modalidade de ensino formada por uma equipe de profissionais compromissados e com planejamento e objetivo traçados. As novas tecnologias são como «pontes» que levam conhecimento e causam uma interatividade ainda maior entre professor / tutor / aluno, trazendo uma comunicação bidirecional proporcionando que o aluno desenvolva seus próprios conceitos e instigando gestores e professores a desenvolverem métodos vinculados a essa tecnologia.
Com a internet abre-se ainda mais possibilidades de fortalecimento do processo ensino-aprendizagem. Na EAD existem vantagens expressivas com relação a um curso presencial, a flexibilidade de horários para estudo e realização das tarefas; acesso imediato a todo o conteúdo disponibilizado pelos professores; a construção colaborativa do aprendizado com ferramentas essenciais como os fóruns; programação sistemática do curso permitindo uma avaliação mais abrangente do aluno e a infra-estrutura usada para os encontros presenciais nos pólos. Alguns fatores podem ser considerados como desvantagens: o deslocamento com grandes distâncias; baixa velocidade de internet e um certo preconceito de algumas pessoas com cursos EAD causando uma desmotivação gradativa.
Algumas dessas tecnologias já são encontradas em sala de aula, como o uso de projetores, note books e recursos de mídia, na EAD essa tecnologia é mais disseminada por meio de AVAs que oferecem ferramentas de monitorização pelo tutor, comunicação, auto-avaliação e possibilita o aprendizado coletivo e colaborativo criando