Tecnologia da Informação EAD
LETÍCIA TOMATIS RUSSO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Porto Alegre
2013
Educação a Distância (EAD)
Conforme a legislação Brasileira descrita a baixo: (Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o art. 80 da LDB lei n.º 9.394/96)
Art. 1º Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação.
Parágrafo Único – Os cursos ministrados sob a forma de educação à distância serão organizados em regime especial, com flexibilidade de requisitos para admissão, horários e duração, sem prejuízo, quando for o caso, dos objetivos e das diretrizes curriculares fixadas nacionalmente.
Historicamente, a Educação a Distância (EAD) aparece como modalidade de ensino e aprendizagem, designada para o ensino com baixo valor acadêmico. É responsável pela formação de pessoas a curto e longo prazo, tanto para formações profissionais, ensino médio, técnico e superior. Para muitos como única possibilidade de acesso à educação, partir dos avanços tecnológicos, permitiu que a educação permanente deixasse de ser uma utopia para inúmeros estudantes sem acesso à restrita oferta de vagas presenciais, especialmente às públicas e rede particular.
Para compreender a Educação a Distância (EAD), precisamos ter o conhecimento de sua história, sua origem, seu passado, sua evolução e atuais tecnologias que dêem ênfase aos aprendizados.
Histórico da Evolução da Educação a Distancia (EAD)
A EAD ao longo do tempo apresentou modificações que podem ser percebidas, desde uma mudança devido à expansão e evolução do conhecimento. Ao longo do tempo chegaram novas propostas educativas com novos meios e