artigo m.c
Neuziane Negrão Silvestre
RESUMO
A educação à distância é uma modalidade de ensino em que prevalece a separação física, espaço e/ou tempo, entre professor e aluno. É favorecida pelo uso de meios de comunicação, tecnologias que permitem a interação à distância entre os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. A Educação a Distância (EaD) está sendo cada vez mais utilizada na Educação Básica, Educação Superior e em cursos abertos, entre outros. Devido à sua importância no contexto educacional neste artigo procurou-se descrever os principais conceitos relacionados à EaD , sua história e evolução, e os avanços relacionados ao surgimento e inserção das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo ensino aprendizagem. As novas tecnologias de informação e comunicação tem permitido um avanço no ensino à distância aumentando as possibilidades e facilidades no ensino. Com o avanço das mídias digitais e da expansão da Internet, torna-se possível o acesso a um grande número de informações, permitindo a interação e a colaboração entre pessoas distantes geograficamente ou inseridas em contextos diferenciados. Diante do exposto percebe-se como a educação à distância evoluiu ao longo do tempo sempre acompanhando o avanço da tecnologia, hoje se apresenta com um novo conceito tendo as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) como principais ferramentas do processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Educação à distância (EaD) ,história, conceitos, tecnologias.
1 INTRODUÇÃO
“A Educação a Distância (EaD) está sendo cada vez mais utilizada na Educação Básica, Educação Superior e em cursos abertos, entre outros” (ALVES ,2011).
Os primeiros indícios de educação à distância (EaD) se encontram na antiguidade desde então esta modalidade passou por muitos avanços e também períodos de estagnação, principalmente no Brasil. No principio os meios utilizados