Antoni Gaudi
Nasceu em Reus, Catalunha, Espanha, em uma localidade costeira, no dia 25 de junho de 1852
De origem humilde, era filho de um latoeiro, que viveu com ele até o fim da vida, acompanhado de uma sobrinha, nunca tendo casado.
Quando criança sofria de reumatismo, doença que o acompanhou durante toda sua vida. Essa doença o impedia de participar de muitas brincadeiras com outras crianças de sua idade, e, por esse motivo, passava muitas horas do seu tempo livre observando animais e plantas, o que lhe fez adquirir conhecimento e um censo muito aguçado sobre os princípios do naturalismo.
Concluiu seu bacharelado na “Escuelas
Pías de Reus”, e posteriormente mudou-se para Barcelona a fim de estudar no “Instituto de Enseñanza
Media” e na “Facultad de Ciencias”
Em 1873, ingressou na “Escuela
Provincial
de
Arquitetura”,
em
Barcelona, e começou a trabalhar para ajudar seu pai a pagar seus estudos, onde formou-se em 1878, no curso de
Arquitetura.
O estilo de Gaudí passou por algumas fases artísticas, como o neogótico, onde buscou estímulos nos livros medievais desta arte, o modernismo, e até mesmo movimentos orientais.
Mas as formas orgânicas foram sua maior fonte de inspiração.
Quando saiu da escola de arquitetura, em 1878, começou a projetar de acordo com o estilo Vitoriano, bastante florido, que já era evidente nos seus projetos escolares, mas desenvolveu rapidamente uma maneira de compor por meio de justaposições de massas geométricas, até aí nunca usadas, como: PARABOLÓID
E
HIPERBÓLICO
HIPERBOLOIDE
HELICOIDE
CONÓIDE
As superfícies anteriores eram retratadas geralmente com pedra ou tijolo modelado, painéis cerâmicos de cores vivas e estruturas de metal, utilizando motivos florais ou répteis.
O arco parabólico catenário é uma marca de
Gaudí.
ARCO PARABÓLICO
O efeito geral utilizado por Gaudí,
embora