ANTONI GAUDI
Trabalho apresentado à disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo, para estudo da vida e obras de Antoni Gaudi.
Belo Horizonte
2014
Sumário
Lista de figuras
Introdução
Biografia
Antoni Gaudí i Cornet foi um arquiteto espanhol que viveu no final do século 19 e princípios do século 20. Nasceu em Reus, Catalunha, Espanha, em 25 de Junho de 1852; morreu em Barcelona, em 10 de junho de 1926.
Arquiteto cujo estilo distinto se caracteriza pela liberdade de forma, cor texturas voluptuosas e na unidade orgânica, Gaudí trabalhou quase sempre em Barcelona ou nos seus arredores. Grande parte a sua careira foi ocupada com a construção do Templo Expiatório da Sagrada Família, que ainda não estava concluída quando morreu.
Antoni Gaudí nasceu numa localidade costeira da Catalunha. De origens humildes, mostrou desde cedo pela arquitetura, indo estudar em 1869 em Barcelona, então o centro político e intelectual da Catalunha, sendo também a cidade mais modera da Espanha. Finalizou o curso oito anos mais tarde, tendo os estudos sendo interrompidos pelo serviço militar e outras atividades intermitentes.
Começou a projetar quando saiu da escola provincial de arquitetura de Barcelona ,em 1978, com um estilo Vitoriano bastante florido, e desenvolveu rapidamente uma maneira de compor por meio de justaposições de massas geométricas, até aí nunca usadas.
Arquiteto admirado, mesmo que considerado um pouco excêntrico, Gaudi foi um participante importante na Renaixensa catalã, um movimento artístico revivalista das artes e dos ofícios que se combinou com um movimento político de feições nacionalistas que se baseavam num fervoroso anti-castelhanismo. Ambos os movimentos procuraram restabelecer um tipo de vida na Catalunha que tinha sido suprimido pelo governo centralista de Madrid. O símbolo religioso da Reinaixensa em Barcelona era a Igreja Sagrada Família, um projeto que