Antoni gaudi
PARC GUELL
Antoni Gaudí - Período histórico no qual desenvolveu a sua obra, tendo em conta a conjuntura social cultural e política.
“Foi na Catalunha onde se rompeu o marasmo artístico, e ele não aconteceu casualmente. Essa ruptura, que recebeu o nome de Modernismo, está ligada ao novo ambiente social e cultural criado pela evolução econômica, os problemas políticos e regionais. (...) um movimento cultural que não se limitava às artes plásticas tradicionais, mas que se estendia também às chamadas artes decorativas, (...) que estava ligado a ideias sociais e filosóficas concretas e que ofereceu, dentro de uma base comum, diversidade de facetas e matizes.” (BOZAL, Valeriano. p. 21) Fotografia de Antoni Gaudí
Barcelona, era a única cidade espanhola, que no fim do século XIX, vivenciou um período de grande desenvolvimento económico e na qual havia um princípio de desenvolvimento industrial. Essa situação favoreceu a geração de uma grande quantidade de pessoas que migraram para a cidade em busca de trabalho e também possibilitou a formação de uma burguesia dinâmica, ligada à indústria e ao comércio, que procurava manifestar a sua diferença em relação àquela burguesia central alienada pela tradição. A oposição ao centralismo espanhol deu-se também com o “Renaixença”, um movimento catalão que reivindicava a sua autonomia política. Esses factores económicos, sociais, políticos e culturais permitiram então o advento do Modernismo na Catalunha.
Nesse contexto nasceu Antoni Gaudí, um dos grandes nomes do movimento moderno da Catalunha. Formou-se em arquitectura em 1878, e desde cedo procurou conhecimento na história de sua região. A sua construção regional também foi influência de Viollet-le-Duc, o qual defendia o uso de elementos construtivos do estilo nacional como decorrentes dos princípios do racionalismo estrutural.
Durante a Idade Média, Barcelona era um