Antoni Gaudi
Antoni Gaudí i Cornet nasceu em Reus, Catalunha, em 25 de Junho de 1852. Depois de concluir seu bacharelato na “Escuelas Pías de Reus”, mudou-se para Barcelona a fim de estudar no “Instituto de Enseñanza Media” e na “Facultad de Ciencias”. Em 1873, ingressou na “Escuela Provincial de Arquitetura”, em Barcelona, onde formou-se em 1878, em Arquitetura.
Depois de beber de inúmeras fontes artísticas como o neogótico, o modernismo e até mesmo, movimentos orientais, no princípio do século XX, Gaudí conseguiu criar um estilo pessoal, baseado na observação da natureza, destacada em sua obra, e em formas geométricas como o parabolóide hiperbólico, o hiperbolóide, o helicóide e o conóide.
Sua visão arquitetônica em geral, faz com que seu estilo manifeste-se não somente nas fachadas e partes exteriores de suas construções, como também no desenho interior, que contam com uma riqueza de detalhes e a colaboração de inúmeros outros artesãos para sua execução. A arquitetura de Gaudí é marcada por um estilo próprio, caracterizado pela busca de novas soluções estruturais, que integra a tradição à inovação, e pela liberdade de forma, cor e texturas voluptuosas e na unidade orgânica.
Gaudí trabalhou quase sempre em Barcelona ou nos seus arredores. Grande parte da sua carreira foi ocupada com a construção do Templo Expiatório da Sagrada Família, que ainda não estava concluído quando morreu.
Gaudí faleceu em 10 de Junho de 1926, aos 74 anos de idade, vítima de atropelamento de um bonde.