Biografia de Wallon
Na primeira Guerra Mundial, atuou como médico do exército francês.
Em 1925, fundou um laboratório para pesquisa e atendimento às crianças deficientes.
Viveu em Paris até sua morte, em 1962. A principal motivação de sua vida foi estudar as crianças e os caminhos de sua inteligência.
Buscou relacionar seus estudos sobre a evolução da criança com a Educação.
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo, mas as emoções das crianças para a sala de aula.
Baseou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade; movimento; inteligência e a formação do eu.
*AFETIVIDADE
É um dos principais elementos do desenvolvimento humano. As emoções têm papel fundamental no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o ser humano exterioriza seus desejos e suas vontades. A emoção é altamente orgânica, altera a respiração, os batimentos cardíacos e até o tônus muscular.
A raiva, a alegria, o medo, a tristeza e os sentimentos mais profundos ganham função relevante na relação da criança com o meio. A emoção causa impacto no outro e tende a se propagar no meio social.
* MOVIMENTO
As emoções dependem fundamentalmente da organização dos espaços para se manifestarem. A motricidade tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representação. A escola infelizmente insiste em imobilizar a criança numa carteira, limitando justamente a fluidez das emoções e do pensamento, tão necessária para o desenvolvimento completo da pessoa.
*INTELIGENCIA
O desenvolvimento da inteligência depende essencialmente de como cada uma faz as diferenciações com a realidade exterior. É na solução de confrontos que a inteligência evolui. Wallon diz que o sincretismo(mistura de idéias num mesmo plano), é fator determinante