Biografia wallon
Henri Paul Hyacinthe Wallon (França, 15 de junho de 1879 – 1 de dezembro de 1962) foi filósofo, médico, psicólogo, e político francês, e marxista convicto.
Henri Wallon nasceu em 15 de junho de 1879, em Paris, filho de Paul Alexandre Joceph e neto do político francês Henri Alexandre Wallon. Tornou-se bem conhecido por seu trabalho ciêntífico sobre Psicologia do desenvolvimento, devotado principalmente á infância, em que assume uma postura notadamente interacionista, e por sua atuação política e posicionamento marxista. Por sua formação, ocupou os postos mais altos no mundo universitário francês em que liderou uma intensa atividade de pesquisa.
Vida acadêmica:
Wallon foi admitido na Escola Normal Superior em 1899. Ao longo as sua vida foi sempre muita explícita sua aproximação com a educação. Em 1902 aos 23 anos formou-se em filosofia na Escola Normal Superior e em 1908 formou-se em medicina, sendo que em 1908 a 1931 trabalhou com crianças portadoras de deficiência mental. Seu primeirotrabalho, Délire de persécution. Le délire chronique á base d´interpretation (“delírio da perseguição. O delírio crônico na base da interpretação” foi publicado em 1909. Em 1914 serviu durante meses como médico no exército francês, na frente de combate. O contato com as lesões cerebrais sofridas por ex-combatentes fez com que revisse postulados neurológicos que havia desenvolvido no atendimento a crianças com deficiência.
Em 1920, passou a lecionar na Sorbonne universidade de Paris. Entre 1920 2 1937, foi encarregados de conferências sobre a Psicologia da Criança na universidade de Sorbonne e em outras instituições de ensino superior. Em 1925 publica sua tese de doutorado, intitulada L’enfant turbulent (“A criança Turbulenta”), iniciando um período de intensa produção literária na área de psicologia da criança. Em 1927, Wallon foi nomeado diretor de estudos da École Pratique des Hautes Etudes (escolas práticas de estudos avançados) e ciou o laboratório de