Biografia De Ernesto Guevara
Ernesto Guevara, 23 anos, estudante de medicina sempre foi um rapaz aventureiro e em 1952 decide ir com o seu amigo Alberto Granado numa viagem de motocicleta cujo objectivo de ambos era conhecer a América do sul. Partem então à aventura no dia 4 de Janeiro com a primeira paragem em Miramar, Argentina no dia 13 Janeiro para visitar a namorada de Ernesto, Chichina. Acabando por ficar mais tempo que o previsto. Só 6 dias mais tarde seguem viagem para Piedro de Aguila onde só chegam dia 29 Janeiro, após 1809 quilómetros percorridos ficam sem tenda devido ao mau tempo que se fez sentir e dias mais tarde a moto fica também avariada sem remédio e dai em diante passam a pedir guarida e boleia aos locais dos sítios que visitam.
Pouco tempo duram as juras de amor feitas por Chichina e Ernesto e quando este recebe uma carta dela e fica destroçado, estava nesta altura em Los Angeles com 2940 quilómetros de viagem. É em Atacama Desert, no Chile a 11 de Março que Ernesto descobre uma realidade bem diferente da sua, a dos mineiro que passam por grandes adversidades e nessa altura Ernesto fica bastante sensibilizado com um casal de mineiros que conhece e dá-lhes o pouco dinheiro que tinha. Passa nos meses seguintes por vários países e cidades até ir ao encontro do Professor Dr. Hugo que os ajuda a embarcar para aquele que seria o ponto mais alto da sua viagem. Eles vão para San Pablo, para ajudarem num Hospital/colonia especializada em Lepra. Aqui eles marcam a diferença e mudam a maneira de cuidar e trabalhar com aqueles doentes, tratando-os como iguais.
A jornada acaba 12 dias depois do vigésimo quarto aniversario de Ernesto,em Caracas, quando este volta para casa deixando o seu amigo Alberto para trás.