Che Guevara
Quem foi?
Ernesto Rafael Guevara de La Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi um famoso revolucionário socialista do século XX. Argentino, nasceu na cidade de Rosário em 14 de junho de 1928. Faleceu em 9 de outubro de 1967, na aldeia de La Higuera (Bolívia).
Vida de Che Guevara
Nasceu em uma família de boas condições sociais. Desde a infância sofreu com a asma e, por recomendação médica, sua família mudou-se para uma região de campo, próxima a cidade de Córdoba (região central da Argentina), que possuía o ar de melhor qualidade.
Desde a adolescência foi incentivado pelos pais a ler livros da biblioteca particular da família. Foi nesta fase que entrou em contato com a literatura socialista (Marx, Engels e Lênin).
Como o negócio da família estava indo mal, ele resolveu trabalhar ainda com 14 anos de idade. Sem largar os estudos, conseguiu um emprego numa Câmara próxima a cidade de Córdoba.
Em 1946, Bogotá (Colômbia) Che Guevara começou a cursar Medicina na Universidade.
Com o final da Segunda Guerra Mundial, começaram os movimentos estudantis de protesto contra o governo populista argentino.
Che Guevara começou a conhecer a situação política, social e econômica da América Latina. Visitou várias regiões carentes como, minas de cobre, povoados indígenas e leprosários e assim ficou impressionado com a miséria e as péssimas condições de vida das camadas mais pobres da sociedade.
No ano de 1953, formou-se médico e retornou para a Argentina. Porém, passou a dedicar-se ao mundo da política. Logo depois viajou por muitos países.
Entrada na Guerrilha
Em 1954, ele conheceu no México, Raul Castro e logo depois o irmão Fidel Castro, então entrou para o grupo de revolucionários.
Em 1959 a vitória contra o sistema de governo de Fulgencio Batista que era apoiado pelos EUA, consistiu no socialismo em Cuba.
Che Guevara tornou-se membro do governo cubano de Fidel Castro, exercendo as funções de embaixador, presidente do