che guevara
Ernesto Guevara de la Serna ou simplesmente Che Guevara foi um dos grandes revolucionários comunistas da história.
Nasceu em Rosário uma cidade importante na Argentina, numa família de classe média.
Em 1946 após terminar o liceu, Che ingressou na faculdade de medicina, mas como a sua família vivia numa situação precária, Che vê-se obrigado a trabalhar enquanto estuda, trabalhando em tipografias e institutos, dos quais eram mantidos pelo partido comunista, mais tarde foi chamado para cumprir serviço militar o qual não foi aceite por inaptidão física.
Guevara seis meses antes de terminar os estudos, decide partir numa viagem começando pela América latina e mais tarde volta para terminar os estudos.
Mais tarde participa também como repórter fotográfico cobrindo alguns acontecimentos, e na sua segunda viagem em Julho de 1953 na sua segunda volta a América latina, e desta vez passado pela Bolívia, panamá e Guatemala, é quando que se torna o “grande” Che Guevara pois o seu lado mais humilde não ficou imune ao ver tanta pobreza e miséria e claramente a impotência e o desprezo dos partidos políticos com os mais desfavorecidos é então que decide que a única maneira de serem ouvidos é lutar e promover mudanças na política.
Che Guevara põe-se agora contra o imperialismo americano, é então que conhece o Fidel castro que se alia a ele e ambos tentam uma revolução, Guevara numa das revoluções é duramente espancado pelos rebeldes é então que definitivamente, que decide deixar de lado o seu astuto de doutor e tornar-se revolucionário. Fidel castro que começa o novo regime cubano ao lado de Guevara, pouco tempo depois Che parte para lutar contra o imperialismo e acaba por morrer.
Na actualidade Che Guevara é visto para muitos como um mito, e um ídolo, em cuba as crianças ainda homenageiam o Che e varias são as estatuas e pinturas feitas em seu nome, para muitos apenas o nome é símbolo de liberdade e luta de igualdade.