Biografia chico buarque em 1º pessoa
Sou filho de Sérgio Buarque de Hollanda, um importante historiador e jornalista brasileiro e de Maria Amélia Cesário Alvim que foi pintora e pianista. Tenho três irmãs que também são cantoras, Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina.
Fui casado por 33 anos com a atriz Marieta Severo, com quem tive três filhas, Silvia Buarque, Helena e Luisa.
Minha família mudou-se para São Paulo em 1946 mas em 1953 nossa família se mudou para Roma, na Itália, onde meu pai trabalhou como professor na Universidade de Roma. Nesta época tive a oportunidade de aprender dois idiomas, o Inglês e o Italiano além de começar a escrever as minhas primeiras marchinhas de Carnaval.
Voltamos para o Brasil em 1960 e já no ano seguinte produzi as minhas primeiras crônicas no jornal Verbômidas, do Colégio Santa Cruz em São Paulo.
Cursei por dois anos o curso de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), mas parei o curso em 1965 para me dedicar a carreira artística. Neste ano participei do 1º Festival Nacional de Música Popular Brasileira, transmitida pela extinta TV Excelsior, com a música Sonho de Carnaval. Neste concurso conheci Elis Regina, que o ganhou com a música Arrastão. Mas no ano seguinte ganhei o festival com a música a Banda. Voltei a ganhar no festival do ano de 1968 com a música Sabiá em parceria com Tom Jobim.
Contribui com a composição de músicas para trilha sonora de longa metragens e também em adaptações de livros, como por exemplo no filme Quando o Carnaval Chegar. Não posso deixar de falar sobre composições que escrive para algumas peças de teatro, por exemplo para as peças Morte e Vida Severina e para a peça Os Saltimbancos.
Na época de regime militar