Contabilidade
O Plano de Contas, como veremos a seguir, é um instrumento de grande importância no desenvolvimento do processo contábil de uma empresa, sendo que cada organização deve elaborar o seu plano, de acordo com seus interesses e a legislação vigente.
Neste trabalho encontram-se os conceitos básicos dos principais grupos e subgrupos que compõe um plano de contas, as contas as quais compreendem cada uma delas, além de apresentar em anexo um modelo de Elenco de Contas Comercial.
PLANO DE CONTAS COMERCIAL
Plano de Contas: É um conjunto de todas as contas previstas pelo setor de Contabilidade da empresa, objetivando a uniformização dos registros contábeis. O plano de contas é estruturado de forma ordenada e leva em consideração algumas características fundamentais, tais como: tamanho da empresa, ramo de atividade que a empresa opera, sistema contábil (equipamentos contábeis), interesses dos usuários etc. * Ativo - É um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. As contas que compreendem este grupo são de natureza devedora e podem ser divididas em dois subgrupos. 1) Ativo Circulante – Neste grupo são classificadas as contas que representam os valores numerários (dinheiro em caixa e em banco), os Bens destinados à venda ou a consumo próprio, e os Direitos cujos vencimentos ocorram durante o Exercício seguinte ao do Balanço em que as contas estiverem sendo classificadas. É composta por:
Disponível – São classificadas as contas que representam dinheiro em caixa, em bancos e em aplicações que podem ser transformadas em dinheiro a qualquer momento. Este subgrupo é composto das seguintes contas: * Caixa * Bancos * Aplicações Financeiras
Créditos – Representam os valores a receber de terceiros, oriundos de vendas a prazo e de outras operações. É composta por: * Duplicatas a Receber * Duplicatas Descontadas * Provisão para